segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

CBG Esplêndida - Parte II

Uma atualização rápida para mostrar o progresso na CBG.

Corte dos espaços para instalação dos trastes. Dei bobeira num dos trastes e o corte ficou torto, mas acho que consegui consertar.



Furos para colocação das tarrachas.


Furo para jack de saída.


\m/

segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

CBG Esplêndida - Parte I

O primeiro passo na construção da CBG é alinhar o centro da caixa com o centro do braço para marcar os pontos em que irão se encaixar. Em seguida, é só utilizar uma serra fina para realizar o corte. Não tem mistério, é só  serrar com bastante cuidado porque a caixa é frágil.



 
   


Com a tupia, rebaixei o local de encaixe entre a caixa e o braço. Não tirei fotos dessa parte. O rebaixo é para o braço ficar um pouco acima do plano da caixa de forma com que as cordas não fiquem muito altas.

Aproveitei também para rebaixar a mão da guitarra onde ficam as tarrachas, numa construção semelhante ao braço da Fender. Outra opção seria fazer a mão angulada para trás, o que seria mais trabalhoso e está fora da proposta desse projeto que é mais rústico. E haja pó de serragem!!
 


segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

NOVO PROJETO - CBG Esplêndida

Essa linda caixa de charutos Cohiba Espléndidos se transformará numa autêntica Cigar Box Guitar em breve. A caixa foi presente de um grande amigo, parceiro de motoclube e apreciador de charutos, o Javali (valeu Java!).

O braço, de madeira não identificada, foi presente do meu sogro (valeu sogro!). Na verdade, braço e escala serão uma peça só. Comprei um captador simples e as tarrachas mais baratas que encontrei. Tudo para seguir a filosofia desse estilo, que alia rusticidade e criatividade.

A CBG, que se chamará Esplendida, utilizará as 4 cordas mais graves de uma guitarra comum. Estou pensando em deixá-la com uma afinação diferente do padrão e que seja mais apropriada pra tocar blues com slide. Como a construção é a aparentemente simples, a intenção é que ela esteja fazendo som até o reveillon.






\m/