segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Pane elétrica

Talvez o título correto fosse Pânico Elétrico. Eu e o ferro de solda não nos entendemos muito bem. Teria me saído melhor se eu tivesse mais umas duas mãos.

Peguei um esquema elétrico na internete para a configuração da guitara, ou seja, dois captadores humbuckers com controle de volumes individuais e controle de tonalidade comum. São várias ligações entre captadores e controles de volume, desses para a chave geral, voltando para o controle de tonalidade, e daí para a saída. Terminei de montar a guitarra, instalei as tarrachas, aparafusei o braço e expectativa para ligar a guitarra no amplificador.

 Pensei que tinha seguido o esquema direitinho, mas .... nada de som. Ou melhor, só um barulho irritante, nada que parecesse com o som de uma guitarra.

As únicas sensações foram desapontamento e decepção.

Bom, abaixo algumas fotos da tentativa frustrada e do visual da guitarra montada. Viajo à trabalho nesta semana e de férias nas outras duas semanas. Na volta, com a cabeça mais fria, vou conferir todas as ligações e ajustar alguns outros problemas que já percebi.

\m/
 





  


segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Acabamento

Finalmente chegou a fase do acabamento. Decidi manter a guitarra com o acabamento natural, na cor original da madeira mesmo. Pode até ser que eu mude de idéia no futuro e decida pintá-la.

O processo de acabamento é simples, mas repetitivo. Primeiramente é necessário lixar a madeira perfeitamente até que desapareçam todas as marcas deixadas em decorrência do próprio trabalho (marcas de serra, da tupia, de lima, batidas, etc). Comecei com lixa grão 80, passando por lixas intermediárias até chegar na lixa grão 400.

O acabamento em si foi feito com óleo tungue. Esse óleo tem duas funções básicas: proteger a madeira de ataque de fungos e da umidade, e embelezamento. São necessárias várias camadas até que a madeira absorva bem o óleo. Após cada camada é preciso aguardar 24 horas e lixar bem de leve antes de passar a próxima camada. Eu passei 7 camadas e ainda fiquei com a impressão que não foi o suficiente, mas a ansiedade de acabar a guitarra logo é maior e, se for o caso, passo outras camadas depois. Depois da última camada, são necessários mais 14 dias para o óleo secar totalmente.

Reparem como o óleo escurece um pouco a madeira deixando o cedro em cor caramelo com reflexos dourados dependo da luz. Procurei colocar as fotos do "antes" e "depois" na sequência para facilitar a comparação. Clique nas fotos que aumenta o tamanho.




















Agora é só fazer as ligações elétricas e montar a menina.
\m/