terça-feira, 31 de maio de 2011

O braço toma forma

O trabalho dos últimos dias rendeu bem e este pedaço de pau está começando a parecer com um braço de guitarra.

Após a preparação das lâminas de cedro, elas foram coladas na mão.



Aproveitei para já preparar os moldes da mão e dos captadores, que precisarei mais a frente.




As fotos seguintes mostram o desenho sendo transferido para a mão e o corte bruto com a serra tico-tico.






Depois da serra foi a vez de usar o molde e a tupia para o acabamento ficar bom.



Tentei usar uma fresa aredondada para começar a fazer o perfil do braço (a parte de trás), mas não deu muito certo.



As fotos seguintes mostram detalhes da mão. Ainda falta passar a lixa para melhorar o acabamento.


O próximo passo foi a colagem da escala no braço. Antes disso, precisei reduzir um pouco a espessura de ambos para que o braço não fique muito grosso. Acabei esquecendo de tirar fotos dessa parte.

Esta foto mostra a instalação do tensor. O encaixe estava bem justo, mas, mesmo assim, coloquei uma camada de silicone para evitar que ele possa vibrar e fazer algum ruído, conforme indicação de alguns luthiers.



Fita crepe para proteger o tensor da cola de madeira.




Depois foi só colocar vários grampos para fazer bastante pressão e aguardar 48 horas para a secagem da cola.



Ainda tem muito trabalho para finalizar o braço. É preciso fazer o perfil, o que vai exigir força e habilidade com a grosa, lima e lixas. Depois vou instalar a marcação na escala e na lateral e, em seguida, fazer o raio da escala e os furos para colocação das tarraxas. Nesse meio tempo tentarei fazer o encaixe do braço no corpo. E vamos em frente.

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Trabalhando na mão

Depois de alguns dias parado, retomei os trabalhos da guitarra. Estou preparando a mão (headstock) para poder cortá-la no formato final. Precisei colar um pedaço de madeira porque a largura estava um pouco menor do que o necessário para o desenho da mão.



Cortei duas lâminas de cedro para colar em cima da mão. A finalidade dessas lâminas é apenas decorativa. Como ainda não tenho certeza se vou pintar a guitarra ou deixar na cor natural da madeira, achei que ia ficar interessante que a madeira da mão combinasse com corpo. Utilizei a tupia para aplainar as lâminas de madeira e a mão da guitarra.




A mão ficou um pouco desnivelada quando do corte com o serrote. Dá para perceber o desnível e as marcas do serrote na próxima foto. Consegui tirar essas imperfeições no nivelamento, mas acabei esquecendo de colocar foto do resultado final.




As próximas etapas para finalizar a mão da guitarra são: colar as lâminas de cedro, fazer o molde da mão em aglomerado, serrar e tupiar a mão conforme o desenho do projeto, o que espero fazer no próximo fim de semana.

terça-feira, 10 de maio de 2011

Trabalhando na escala

Chegou a hora iniciar a elaboração da escala. Na minha opinião, é a parte mais tensa de todo o processo de construção de um instrumento. A precisão na marcação e corte das cavidades dos trastes é fundamental para que o instrumento fique corretamente afinado. Pelo que andei estudando, é aceitável erro de até 1 mm na colocação dos trastes. Agora pegue uma régua e veja o que é um milímetro! Tenso!

A distância de cada traste até a pestana (que seria o traste 0) é calculada de acordo com uma fórmula matemática. Entretanto, não é preciso quebrar a cabeça com as contas, existem vários sítios que cálculam a posição dos trastes bastando inserir a quantidade de casas e o comprimento total da escala. Eu utilizei o molde da escala que acompanha o projeto da minha guitarra. De qualquer forma, mensurei e remensurei várias vezes para checar se as marcaçoes estavam corretas.

É importante que a escala esteja com todos os seus lados perfeitamente planos. Com o uso do esquadro, transferi a marcação da posição dos trastes do molde para a escala.



É utilizada uma serra específica para a escavação das cavidades do trastes, que difere de uma serra comum por ser bem fina. Usei dois retalhos de aglomerado e grampos para segurar a serra no local correto e não correr o risco de ela escorregar.


Após a marcação dos trastes, é hora de serrar a escala nas medidas apropriadas. A escala é mais estreita no início e vai aumentando a largura em direção à ponte da guitarra.



Depois de cortada a escala, passei a tupia para deixar as laterais bem certinhas. Abaixo a escala finalizada. Apesar de já terem sido feitos os cortes para a instalação dos trastes, essa parte só será realizado posteriormente, um pouco antes da fase de acabamento. Isto porque é mais fácil e prático fazer essas escavações enquanto a escala está plana (futuramente será arredondada) e antes de ser colada ao braço. É possível que precise ser feito algum ajuste na profundidade da escavação no momento em que os trastes forem instalados.


Testando a escala no braço. O comprimento do braço ficou perfeito após a emenda que fiz.


Aproveitei para fazer a marcação do tamanho da escala e serrar as laterais do braço. Reparem na vassoura para limpar a bagunça ...




As próximas etapas são: trabalhar na mão (headstock - aplainar, fazer o molde e serrar).

terça-feira, 3 de maio de 2011

Instalação do tensor

As guitarras, baixos e violões modernos, principalmente os com cordas de aço, possuem um tensor instalado no interior do braço. O tensor é uma barra de ferro, ou de outro metal resistente, que tem a função de fazer contraposição à força efetuada pela pressão das cordas, reforçando a estrutura do braço e evitando que ele empene. O uso do tensor também permite que a largura do braço seja menor, ficando mais confortável para tocar

Além da pressão das cordas, a madeira do braço sofre com os efeitos das variações de temperatura e umidade, o que também pode empená-lo. Isso pode ocorrer até com certa frequência com músicos que viajam bastante. Imagine tocar em Brasília no auge da seca e no dia seguinte tocar em Manaus! A maioria dos tensores usados atualmente permite fazer ajustes quem compensem essas deformações, desde que não sejam em um grau muito elevado. Nesse caso, só um braço novo.

No último sábado, fiz a escavação para instalar o tensor com o auxílio da tupia. Por sorte, eu tinha uma fresa (as pontas de vários formatos que são colocadas na tupia para efetuar o corte) exatamente da largura do tensor. É importante que o tensor fique bem centralizado no braço para evitar a torção em caso de empeno. Após marcar a linha central e a dimensão do tensor, foi só ligar a máquina e mãos a obra. É necessário aprofundar o rasgo aos poucos e fazer várias passadas para não forçar a tupia e prejudicar o acabamento.





A cavidade para o tensor ficou justa e o encaixe firme!!



Aproveitei também para arrumar o problema do tamanho do braço que estava menor do que deveria. Recortei dois pedaços da sobra do hard maple e colei ao final do braço.

Esse aparato todo é para manter a pressão entre as peças que estavam sendo coladas. Notem a importância fundamental do papelão da caixa de Heineken no processo!!

Brincadeiras a parte, nunca use ferramentas ou máquinas sob o efeito de álcool ou de medicamento que afete a atenção.




 Próxima etapa: preparação da escala.