sexta-feira, 29 de abril de 2011

Enquanto isso

Tenho apreciado trabalhos em madeira de modo geral, apesar de estar mais interessado em luteraria, que é uma especialização da marcenaria. Mais do que isso, tenho gostado muito de trabalhos artesanais de várias formas. Eles nem sempre são perfeitos como um produto industrializado feito em série, mas tem a energia e dedicação da pessoa que o criou.

Aproveitei uns restos de madeira da construção da guitarra para fazer um aparador para o pincel de barbear e navalha. Estava procurando um há um bom tempo e não encontrava com um preço razoável. É recomendável que o pincel seja guardado de cabeça para baixo para ficar bem seco e sem cheiro de cachorro molhado.

A base e os descansos do pincel e da navalha foram feitos de cedro e a haste de hard maple. Além de reaproveitar material, foi bom para eu treinar o uso do serrote, do formão e de lixa.

O pincel insiste em cair e usei uma liga para segurar enquando não arranjo uma solução melhor.

As fotos não sairam muito boas porque estava com pouca luz na hora em que as tirei.






  




terça-feira, 26 de abril de 2011

Colagem do braço

Esse aparato todo é para colar a mão e o braço da guitarra no ângulo correto. Ainda assim, as partes deslizaram um pouco quando eu apertei o grampo, o que causou um desnível considerável.




Esperei 48 horas para a cola secar bem e parece que ficou firme. Recortei um pedaço de sobra do hard maple e preenchi o espaço que ficou faltando.


Esperei secar novamente e após uma boa lixada ficou nivelado novamente. Isso era necessário para que a colagem da escala no braço, que será realizada posteriormente, fique bem feita.


Bom, essa é a boa notícia. A má notícia é que medi o braço e percebi que está faltando um pedaço!! Digo, está menor do que o tamanho que eu preciso. Acho que foi um pouco de falta de atenção minha quando medi e cortei a mão e também o fato de que a peça de madeira veio sem nenhuma sobra. Estou pensando em algumas soluções, mas vou deixar para decidir o que fazer mais para frente.

Uma alternativa é deixar o braço um pouco menor, reduzindo os trastes de 24 para 22. Outra opção é colar um pedaço de madeira para alongar o braço. Ou ainda, deixar a escala maior que o braço desde que o encaixe no corpo fique firme.

O próximo passo é escavar a abertura para a instalação do tensor no braço, o que devo fazer no próximo sábado. Paralelamente, vou iniciar a medição e abertura do canal dos trastes na escala se tiver tempo.

terça-feira, 19 de abril de 2011

Queda de braço

Iniciei a construção do braço há alguns dias e está sendo mais trabalhoso do que eu esperava. Apanhei bastante, mas, devagar, está tomando forma.

O braço da maioria das guitarras é angulado para trás na parte da "mão" (headstock). A exceção mais conhecida é o braço da Fender que é reto e utiliza-se de um rebaixo e de prendedores para manter a pressão nas cordas (vide foto abaixo). A angulação do braço aumenta a pressão das cordas na pestana melhorando a sustentação do som (sustain) e impedindo que as cordas escapem da pestana. Em contrapartida, é muito mais trabalhoso para se fazer.


O jeito mais fácil de se conseguir essa angulação seria cortar o braço de um bloco inteiriço de madeira que fosse largo o suficiente. Entretanto, esse método desperdiçaria muita madeira e seria mais caro. Assim, o método tradicional é usar uma ripa de madeira mais fina, cortar a mão no ângulo desejado e colar de forma invertida.

O ângulo do braço da Highline Special é de 13º. Como eu não tenho um transferidor, tive que relembrar as aulas de trigonometria (digo, pesquisar no google) para traçar corretamente o ângulo. Eu tinha a medida do cateto oposto (a largura da ripa de madeira) e precisava do cateto adjacente ou da hipotenusa. Sabia que as aulas de trigonometria me seriam úteis algum dia. kkkkkkk


Penei para serrar o braço, o hard maple é muito duro e suei feito um porco até terminar. Bom, pelo menos o braço vai ser resistente. Usei uma serra para trastes (fretsaw) que tem os dentes menores e largura estreita, o que me obrigou a iniciar o corte novamente do outro lado após a metade do trabalho. Com isso, o corte não saiu muito bom e a superfície ficou cheia de irregularidades.

Ainda não terminei de acertar completamente a superfície e já foram horas de muito uso da plaina e de lixa. As duas superfícies precisam estar exatamente com o mesmo ângulo para que a colagem fique boa e o braço aguente a pressão das cordas.



Além desse corte, é necessário outro para diminuir a largura da mão para o tamanho das tarrachas que, no caso dessa guitarra é de 1,8 cm. A largura do braço sem a escala é de 2,3cm. Dessa vez, decidi comprar um serrote apropriado (serrote de costas), o que facilitou o trabalho e melhorou a qualidade. Mesmo assim, foi quase uma hora serrando. Nem precisei ir à academia no dia seguinte.




Os próximos passos são: acertar a superfície do braço e fazer a colagem. Em seguida vou iniciar a escala.

segunda-feira, 11 de abril de 2011

Andy Manson

Agora é a vez de falar sobre Andy Manson, o irmão mais velho de Hugh Manson que comentei no artigo anterior. Apesar de ser britânico e ter desenvolvido sua carreira na Inglaterra, ele atualmente residente em Portugal. A sua especialidade são instrumentos acústicos, mas Andy constrói instrumentos elétricos também. Andy é, sem dúvida, um dos mais talentosos luthiers que eu já vi em minhas navegações pela internete. Os instrumentos feitos por ele são verdadeiras obras de arte e fonte de inspiração.

Mantendo a tradição de família, Seth, enteado de Andy, atualmente trabalha com ele fazendo instrumentos elétricos, após fazer estágio de vários anos com o tio Hugh.

Andy Manson e seu enteado Seth

Veja só alguns clientes famosos de Andy Manson:

* John Paul Jones (JPJ) - baixista do Led Zeppelin e do Them Crooked Vultures possui vários instrumentos construídos por Andy, inclusive o instrumento de 3 braços (guitarra, guitarra de 12 cordas e bandolin) mencionado no artigo anterior.

 Guitarra de 3 braços

 Bandolin de 3 braços

 Baixo de 8 cordas

* Jimmy Page - guitarrista Led Zeppelin
 Guitarra de 3 braços

 Guitarra de 3 braços

* Josh Homme - guitarrista do Queens of the Stone Age e do Them Crooked Vultures

Guitarra de Josh Homme

Andy começou como autodidata e já tem mais de 40 anos de experiência. Mais de mil instrumentos foram produzidos por suas mãos!! O estilo de trabalho de Andy é tradicional, baseado no trabalho manual e com pouco uso de ferramentas elétricas e moldes.

Andy Manson e a primeira guitarra por ele construída

Além da técnica apurada, o que eu admiro no trabalho dele é o fato de ele sair do lugar comum e construir instrumentos com desenho inovador. Pode-se perceber também sua inovação em alguns instrumentos com vários braços (vide as fotos de JPJ) e variado número de cordas (como baixo de 8 cordas de JPJ, por exemplo).







A Sereia - um dos trabalhos mais conhecidos de Andy é um violão em formato de sereia. Na verdade, é praticamente uma escultura bastante intrincada. O instrumento, que levou quase três anos para ser finalizado, foi leiloado e teve parte da renda revertida para um projeto social na África.





Vejam mais alguns instrumentos construídos por esse luthier:










  
Mais do trabalho de Andy Manson no site:
http://www.andymanson.co.uk/

quinta-feira, 7 de abril de 2011

Hugh Manson

No próximo domingo, estarei no show do U2 que será aberto pela banda Muse. E o que isso tem a ver com o blog? Bem, vou falar um pouco sobre Hugh Manson, um luthier inglês reconhecido e respeitado, responsável pela construção de várias das guitarras tocadas por Matt Bellamy, guitarrista do Muse.

O talento vem de família. Seu irmão mais velho Andy Manson também é um luthier super aclamado na Inglaterra e na Europa. O trabalho de Andy é voltado mais para instrumentos acústicos e será objeto da próxima postagem.

Já o foco do trabalho de Hugh são guitarras e baixos elétricos. Os instrumentos construídos por ele geralmente não destacam pelo design, que é inspirado nos modelos clássicos, mas pela inovação no uso de tecnologia e de componentes eletrônicos. Além, é claro, da sua habilidade e perfeita execução técnica. Hugh tem mais de 30 anos de experiência como luthier e possui uma loja que vende instrumentos em Exeter na Inglaterra.


Matt Bellamy
A relação entre Matt Bellamy e Hugh Manson é antiga. Matt morava em uma cidade perto de Exeter e sempre aparecia na loja de Hugh para comprar guitarras e equipamentos. Assim que o Muse assinou contrato com uma gravadora, Matt encomendou ao luthier sua primeira guitarra customizada. Veja a seguir algumas das guitarras feitas por Hugh Manson.

Essa guitarra possui vários efeitos eletrônicos embutidos, incluindo uma placa de MIDI para controlar os efeitos e um dispositivo chamado Fernandes Sustainer, que produz sustentação infinita de uma nota quando tocada!!
Guitarra Manson 007 

A primeira guitarra feita por Hugh Manson que Matt comprou foi essa de 7 cordas. Ela foi encomendada inicialmente para um músico de jazz que não gostou e Matt acabou comprando usada.

Guitarra de 7 cordas 7 Strings E Guitar

Essa é uma das guitarras mais simples e sem nenhum efeito eletrônico feita para Matt e se destaca pelo tampo em alumínio.

Guitarra Manson Ali Top




Essa placa branca é um painel de controle de MIDI que permite modificar eletronicamente o som apenas encostando com os dedos em diferentes áreas da placa e também tem instalado um Fernandes Sustainer!!
Guitarra Manson MB-1 Standard




Guitarra Manson Bomber

Guitarra Manson Chrome Bomber

Essa foi a primeira guitarra feita sob encomenda de Matt. Ela é coberta de alumínio e também tem vários efeitos embutidos. Uma dessas custa a partir de 3 mil libras e posteriormente foi feita uma série limitada a 25 guitarras!
Guitarra DeLorean DL-1

Além dos efeitos eletrônicos, essa guitarra também emite feixes de raio laser cuja frequência e intensidade variam de acordo com a força feita nas cordas.
Guitarra Manson Lazer

Essa guitarra, que também tem a frente espelhada e vários efeitos embutidos, foi destruída num show e encontra-se atualmente em exibição na loja de Manson.
Guitarra Manson M1D1

Guitarra Manson Mirror Earls Court

Guitarra Manson Red Glitter

John Paul Jones

O guitarrista do Muse não é o único famoso que encomenda as guitarras de Hugh Manson. Outro cliente conhecido dele é John Paul Jones (JPJ), baixista do Led Zeppellin e do Them Crooked Vultures.

A história com JPJ começou meio que por acaso quando o irmão de Hugh, Andy Manson, estava iniciando os passos como luthier. A mãe deles comentou que um músico famoso havia se mudado para a vizinhança e sugeriu que eles perguntassem se o mesmo não tinha algum trabalho para eles. Eles bateram à porta de JPJ e acabaram conseguindo uma Gibson SG para consertar e se tornaram parceiros daquele momento em diante.

O primeiro instrumento foi Andy quem construiu para JPJ. Ele assistia a um show do Led Zeppelin e reparou que o baixista usava três instrumentos numa mesma música: uma guitarra comum, uma guitarra de 12 cordas e um bandolin. Sem perguntar, Andy fez um instrumento de 3 braços para JPJ que adorou a idéia (foto dela na próxima postagem).

Além do trabalho como luthier, Hugh atua como técnico de JPJ em alguns shows ajustando e tomando conta de todos os equipamentos do músico. Vejam alguns instrumentos feitos para JPJ:
Baixo de 5 cordas sem traste (fretless) JPJ

Esse baixo de 4 cordas resultado da colaboração entre Hugh Manson e JPJ tem o braço inteiriço (neck through) e um dispositivo chamado Hipshot D-Tuner. Esse dispositivo permite alterar a afinação da corda mais grave, geralmente afinada em Mi (E), descendo um tom para Ré (D) de forma prática e fácil.

Baixo E Bass JPJ Signature

JPJ em ação

Baixos JPJ

Baixos de 8 cordas JPJ

Bandolins e baixo de colo (lapsteel bass)
 

Outros instrumentos construídos por Hugh Manson:

Bandolin / guitarra com braço duplo

Baixo normal / fretless com braço duplo Manson Merlin Bass

Bandolin elétrico

Essa guitarra foi encomendada originalmente por Matt Bellamy e posteriormente devolvida à Hugh Manson porque ele queria uma guitarra com alavanca Floyd Rose. Além disso, a guitarra recebeu um tratamento com ácidos para apresentar aparência de envelhecida e enferrujada.

Guitarra Rust Relic



Guitarra Shovel

Até assento de privada vira guitarra!
Manson Toilet Seat

Guitarra de braço duplo

Quem quiser dar uma olhada no site dele: