segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Por que construir uma guitarra?

Muitos devem estar se fazendo essa pergunta. Por que diabos alguém se daria ao trabalho de construir uma guitarra? Não é mais fácil (e mais barato) comprar uma pronta?

Certamente. É muito mais fácil e mais barato ir a uma loja, escolher uma guitarra na prateleira e comprá-la.

O que me motivou a iniciar esse projeto foi o prazer de construir a minha própria guitarra. A mágica (leia-se "muito trabalho") de transformar pedaços de madeira bruta em um instrumento musical. Não só isso, mas também a possibilidade de fazer a guitarra do jeito que eu imaginar, e criar um instrumento único com a minha cara. Desde a escolha das madeiras, do desenho da guitarra, passando pela definição da captação e chegando a pintura (ou não), tudo da forma que eu tiver imaginado. Sem dúvida será um grande desafio!

Há algum tempo tenho tido vontade de realizar algum trabalho artesanal com madeiras e a decisão de construir um instrumento musical veio naturalmente em decorrência do meu gosto pela música.

Não tenho experiência anterior e nem mesmo conhecimentos básicos de marcenaria. Minha intenção é fazer um curso de lutheria futuramente, mas por enquanto vou trabalhar de forma autodidata. Há inúmeras informações disponíveis na internete, desde manuais até vídeos demonstrativos, o que facilita bastante minha vida.

Em especial, contei muito com duas fontes de informação. Primeiro, o curso virtual disponibilizado gratuitamente pelo luthier Valter Bergamo (site: http://www.nesherinstrumentos.com.br/ - veja em cursos. É preciso fazer inscrição). Segundo, os excelentes vídeos e material disponibilizado luthier Chris Monck (site: http://www.eguitarplans.com/). Desde já meus agradecimentos aos dois.

Quem quiser acompanhar o projeto e palpitar será muito bem vindo. Meu objetivo é terminar a guitarra até o final de 2011. Como se trata de um hobby, trabalharei basicamente nos finais de semana, sendo assim as atualizações não serão muito frequentes. Caso você queira receber automaticamente as atualizações do blog, é só cadastrar o e-mail (veja no lado direito da página em "subscribe").

Bom, agora é mãos à obra porque já estamos no fim de janeiro.